Home Contato Links Twitter Webmail
Bacco, ora pro nobis
Dicas e Truques
Daniel F. Pedrosa Chaves
Desmistificando o vinho - Vinho tinto se bebe à temperatura ambiente

Sim, desde que a temperatura do local esteja por volta de 16 a 18º C, faixa ideal para a maioria dos tintos. Essa noção, cuja generalização pode trazer alguns inconvenientes, nasceu na Europa, onde as garrafas costumam ser guardadas em adegas subterrâneas muito frias e precisavam "chambrer", isto é, ser retiradas com antecedência para ganhar a temperatura ambiente do cômodo. Todavia, a realidade brasileira é bem diferente, principalmente durante o verão.

Um tinto muito quente aparenta ser muito alcoólico em razão da volatilidade deste elemento. Se servido muito gelado, o aroma se fecha e os taninos se tornam muito agressivos, "amarrando" muito a boca. Tintos mais encorpados como os grandes Bordeauxs, Barolos, Barbarescos, bons alentejanos, Riojas e Cabernet Sauvignons tops do Chile, EUA e Austrália pedem uma temperatura mais alta, em torno de 18 a 20º C para mostrar todas as suas virtudes. A maioria dos tintos, principalmente os de consumo mais corrente, é beneficiada quando servida na faixa dos 16 a 18º C. Abaixo dessa temperatura, somente tintos levinhos e jovens como os Beaujolais comuns e alguns Pinot Noirs do novo mundo.

É claro que é desnecessário servir os vinhos comuns com precisão matemática de temperatura. O importante é obter prazer com a bebida e desfrutá-la em todo o seu potencial. Entretanto, se o excesso de zelo acaba prejudicando a simples apreciação do vinho é melhor deixar de lado os exageros. Na maior parte das vezes, os sentidos vão ficando naturalmente mais treinados, tornando-se mais fácil perceber se a temperatura está adequada ao degustarmos o vinho. Vinhos especiais merecem mais atenção e, para os puristas, existem uma variedade de termômetros à venda em importadoras e casas do gênero.

Colocar o vinho na geladeira (desde que não se trate de um vinho muito frágil) ou usar um balde com gelo são as soluções mais práticas. Normalmente, 60 min. na geladeira ou 8 min. no balde com gelo correspondem a uma redução de 5º C na temperatura do vinho.






Comentário(s):
Nome: Aloisio
Comentário:
Gostaria de saber se um vinho que foi para a geladeira, mas não foi servido(lacrado, pode voltar a ser servido em outro momento. Se pode, como proceder? Pode retornar à geladeira, ou não? Grato.

Nome: Sandra Marília de Moura Caarvalho
Comentário:
Sou apreciadora de vinhos, tanto tinto quanto branco suaves. Gosto dos vinhos do Sul e indico Mioranza, Sinuelo e Colina. E de Gramado peço o Francescoli, que é vinho artesanal da melhor qualidade. Nunca senti dor de cabeça com nenhum deles.

Nome: arielle
Comentário:
Olá,gostaria de saber o nome de um vinho bom e onde encontro!moro em fortaleza e minha patroa adora vinho tenho que da um presente a ela mais nao sou muito boa em escolher vinhos entao queria essa dica!moro em Fortaleza e pode ser um vinho até R$250.00 muito obrigada e aguardo sua resposta!

Nome: orlando
Comentário:
gostaria de saber pq se bebe agua enquanto se toma vinho.
obrigado

Nome: Adriana
Comentário:
Olá gostaria de saber qual o motivo de tomar água enquanto se bebe o vinho e qual deve ser a temperatura da água. Obrigada

Nome: A.Joubert
Comentário:
Pessoal, cada qual deve tomar como gosta. Frio, temperatura ambiente, quente, etc. Prefiro, os tintos na temperatura de 15 a 18 graus, Abro a garrafa com antecedência de 30 minutos para o vinho 'respirar'. Agora só tomo o Pinot Noir Chileno. O Francês está caro.

Nome: ricardo
Comentário:
Estou com uma garrafa de vinho fechada na geladeira a mais de um ano. Ele se perdeu ou ainda posso toma-lo?

Nome: hugo fonseca
Comentário:
Interessante essa coluna em que apreciadores de vinho, expert ou não, fazem suas consultas. Mais interessante seria se a dica, ou esclarecimento fosse colocado logo abaixo.

Nome: rosa bebeda
Comentário:
eu amo o vinho e o meu homem se o vinho eu moria por isso o meu homem e o meu querido vinho tinto

Nome: debora
Comentário:
Amo vinho,de preferencia os portugueses,mas tenho uma duvida.
Qdo recebo visitas,em dia de calor,devo servir frizante ou tanto faz? Com água ou sem?
Obrigada dez de já!!

Nome: raimundo
Comentário:
Bom saber que no balde com gelo acerta a temperatura do vinho

Nome: Sueli
Comentário:
Fico pasma quando num tremendo calorzão o pessoal teima em servir vinho tinto numa temperatura ambiente ficando impossível sorvê-lo ou melhor degustá-lo pois chega a enjoar só em pensar. Desde que comecei a degustar vinho, meus tios na colônia de bento Gonçslves uma das maiores produtoras de vinho do país ou o tomavam na temperatura ambiente retirando-o das bordolezas pela torneirinha ou pelo furinho 'vinho do tchódo' ou eles o colcavam primeiramente na 'fontana' quando não tinham geladeira e anos depois colocavam-no na geladeira sim e todos adoravam até o Padre que lá parava para um trago. Vinho tinto é bom gelado sim. Sueli bento gonçalves Rio Grande do Sul

Nome: NELSON VIDAL
Comentário:
Eu comecei a tomar e me interessar por vinho neste ano, sou analfabeto em vinho, tenho uma garrafa na geladeira tomo um pouco de vez em quando, e coloco na geladeira e correto

Nome: Rosangela Fejes Luccas
Comentário:
Comentário:
Indiquem-me literatura onde possa aprender sobre os nomes dos vinhos, tipos de uva, as combinações com a culinária etc., pois estou apreciando esta bebida, mas gostaria de ter um conhecimento mais profundo

Nome: Mazetti
Comentário:
Desejo saber qual foi a resposta dada ao Francisco sobre o que se fazer quando abrir uma garrafa de vinho e tomar, apenas, a metade? Qual foi a resposta?

Nome: Lucas Aleixo
Comentário:
Ola Mazetti,

A resposta dada ao Francisco está logo abaixo do comentário dele.
Abraços

Nome: Paulo Roberto
Comentário:
Garanhuns uma cidade fria de clima de festival de Inverno,este com grandes atrações, conhecido nacionalmente,por seu clima frio de Suissa Pernambucana.Um grupo de amigos fez a primeira Caminhada do vinho em Garanhuns, foi um sucesso e este ano de 2009 estamos nos organizando antecipadamente para fazer um grande evento e contamos com a degustação do seu vinho para participar com parceria.Um Abraço todos aqueles que fazem a grande caminhada do vinho.

Nome: Daniel L. Certal
Comentário:
Sou português, consumindo o bom vinho tinto desde os 14 anos. Para mim, essa do vinho oxidar após a abertura da garrafa é balela, pois nos tempos que não existiam geladeiras não se falava nisso. Como ficava o vinho nos saudosos 'botecos' de Portugal?
Dou uma dica interessante. Quando abrirem uma garrafa e não a beberem totalmente, enviem-a para mim que trato da oxidação em meu estômago...

Nome: Ricardo Z
Comentário:
Olá Daniel
Gostaria de saber como utilizar o termometro corretamente .
1- após abrir o vinho coloco o termometro na garrafa para saber a temperatura correta ou coloco o vinho no copo e meço a temperatura.
Obrigado
Ricardo Z

Nome: Nilvan José Medeiros Maciel
Comentário:
Interessante os esclarescimentos quanto a essas perguntas, tirei algumas dúvidas. Gostaria de saber qual a técnica usada para determinarmos o paladar, o sabor o cheiro de um vinho tinto sêco.

Grato,
Nilvan Maciel

Nome: Joao Pereira
Comentário:
Indiquem-me literatura onde possa aprender sobre os nomes dos vinhos, tipos de uva etc... pois estou apreciando esta bebida, mas gostaria de adquiri-los com entendimento mais amplo.

Nome: Francisco
Comentário:
Gostaria de saber,se uma garrafa de vinho depois de aberta.Quando se toma meia garrafa.
Pode ir para geladeira.
Se tanto faz seco ou suave.
Quantos dias pode ficar na geladeira depois de aberto.
Ficarei muito grato pela resposta.
Desde já meu muito obrigado.

Nome: Daniel F. Pedrosa Chaves
Comentário:
Prezado Francisco,

ao abrir uma garrafa de vinho e não consumi-la completamente, o vinho restante ficará em contato com uma grande quantidade de oxigênio e logo irá se perder por completo. O tempo em que isso acontecerá segue uma série de variáveis de cada vinho.
Para retardar esse processo você pode tapar a garrafa com a própria rolha e guardá-la na geladeira (a baixa temperatura diminui a velocidade da oxidação). Mesmo assim, procure beber o restante em até 03 dias.
Há no mercado vários modelos de bombas de vácuo para esse fim, que retiram boa parte do oxigênio dentro da garrafa, possibilitando uma guarda maior (pessoalmente recomendo até 07/10 dias na geladeira).

Abraços,



Nome: Cesar M. Pires
Comentário:
Vale comentar que em certos casos, não há 'o correto', apenas variações sobre a mesma coisa. Shiraz e Syrah, é um bom exemplo que por ora me ocorre.Sds.

Nome: Daniel F. Pedrosa Chaves
Comentário:
Caro Cesar,

de fato, o nome de algumas uvas possui variações de país pra país, sendo correto utilizar qualquer delas. Além do bom exemplo dado por você, a mesma uva que é chamada de alvarinho em Portugal é a albariño espanhola, a carignan francesa é a cariñena espanhola e por aí vai.
Abraços.

Nome: Diogo
Comentário:
Oi, gostaria que me tirasse uma dúvida. É correto beber água em quanto se toma vinho? ou seja uma taça de vinho e uma de água lado à lado. Ou foi uma invenção dos restaurantes para ganhar mais dinheiro. Obrigado, abraços.

Nome: Daniel F. Pedrosa Chaves
Comentário:
Diogo,
é recomendável acompanhar qualquer bebida alcoolica com água. Assim você compensa a ação diurética do alcool, hidratando seu corpo e evitando uma ressaca no dia seguinte.
Quando há mais de um vinho, a água funciona também para limpar o paladar entre um e outro.
Abraços.

Nome: Joao Batista Carlos
Comentário:
Gostaria de saber se existe alguma literatura sobre a pronuncia correta ( Gramatica e Fonetica ) dos nomes das uvas pois nunca me entendo com os Garcons e someliers nos Restaurantes mas como nao tenho certeza as vezes me dou por vencido.


Joao Batista

Nome: Daniel F. Pedrosa Chaves
Comentário:
Caro João Batista,

salvo engano, o livro de vinhos da Cordon Bleu (Ed. Marco Zero) possui algo desse tipo.











CURSO DE DEGUSTAÇÃO
EM NOVEMBRO/2014

Últimos Eventos:
-Verdemar apresenta: espanhóis diferenciados a preços incríveis.
-Amayna, uma jóia ao alcance do paladar


Últimos Drops / Dicas:
-Facilitando levar seu vinho do restaurante
-Facilitando a venda de vinhos em taças


Últimos Relatos:
-Vinho de Engenheiro
-Tawny ou Ruby?


Últimos Artigos:
-O Vinho e a Ilha - Fernando de Noronha
-O vinho francês em julgamento


Últimos Foto Relatos:
-Chateau Haut-Brion - Bordeaux
-Château de Pommard - Bourgogne



Vinhos mais visitados:
- Almaviva 2001 - Viña Almaviva (Concha y Toro mais Baron Philippe Rothschild)
- Casillero del Diablo Reserva 2005 - Concha y Toro
- Vila Francioni 2005 - Vila Francioni
- Alta Vista Premium 2005 - Alta Vista
- Quinta do Cabriz 2005 - Quinta do Cabriz
- Chateau Pontet-Canet 2000 - Chateau Pontet-Canet
- Bonacosta Valpolicella Clássico 2003 - Masi
- Brolo di Campofiorin Ripasso 2003 - Masi
- Axis Mundi 2002 - Pisano
- Cum Laude 2002 - Castello Banfi



Home Contato Links Twitter Webmail